sábado, 14 de fevereiro de 2009

Prosinha de Improviso. Aline C. Costa


Livro Rubem Fonseca – Contos Reunidos, Editora Cia. das Letras.

“Há vinte anos que eles não se falavam, morando na mesma casa”, o silêncio pairava mudo por dentre os corredores escuros do palacete morto e frio. Seus olhos se encontravam em lampejos de raiva e ódio. Como pude entregar-te a juventude? Pensava Amanda. Hoje com 40 anos ostentava em seu rosto o semblante de senhora, João, seu marido, 15 anos mais velho, vivia em plena forma e vitalidade. Aquele homem sugara todo o néctar daquela flor pura, deixando um caule seco e morto.
Os cômodos do casarão cheiravam a mofo e degradação, Amanda não pudera dar-lhe filhos, e convivia com seu colo seco, em sua cama seca. Toda a sua existência vivera em prol daquele homem, que hoje se esgueirava de sua presença com medo de contagiar-se com tamanha dor.
Aquele homem a olhava de relance, pensava o que havia acontecido com o amor, se é que houve amor. Os soluços eram os únicos ruídos que sufocavam o silencio e o pesar do ar parado.
Não havia esperança, não existia saída. De longe, ouviu-se apenas o som estrondoso a rebentar o ar do salão, João correu ao encontro da mulher, que estrebuchava ao chão em meio aos miolos feito um porco abatido, frio, sujo e morto.
....

Nenhum comentário: