quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Sobre as Poesias de Clarice Lispector.


Observações importantes:

Como Clarice Lispector nao escrevia poesia, até aonde eu sei, um Padre pegou fragmentos dos seus livros e com esse material em mãos conseguiu fazer uma releitura poética de seus contos, isso foi possível somente porque a escrita da Clarice é poética, mesmo que muito densa. E diga-se de passagem, este Padre merece meus humildes parabéns porque as poesias ficaram maravilhosas....


A fonte dos poemas de Clarice:

1. “Dá-me tua mão”, in: A Paixão segundo GH, 8. ed, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1979, p. 94

2. “A Perfeição”, in: A Descoberta do Mundo, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984, p. 226

3. “Mas há a Vida”, in: A Descoberta do Mundo, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984, p. 539

4. “Amor à Terra”, in: A Descoberta do Mundo, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984, p. 302

5. “Meu Deus, me dê a coragem..”, in: Um Sopro de Vida, 4. ed. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1978, pp. 154-155

6. “A Lucidez Perigosa”, in: A Descoberta do Mundo, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984, p. 636

7. “Nossa Truculência”, in: A Descoberta do Mundo, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984, p. 386

8. “Estrela Perigosa”, in: BORELLI, Olga. Clarice Lispector – Esboço para um possível retrato. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1981, p. 82

9. “Quero escrever o borrão vermelho de sangue”, in: BORELLI, Olga. Clarice Lispector – Esboço para um possível retrato. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1981, p. 65


As poesias foram retiradas do site: http://www.secrel.com.br/jpoesia/cli.html

Nenhum comentário: