Mostrando postagens com marcador Aline C. Costa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Aline C. Costa. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Nada - Aline C. Costa


Já dizia o poeta:
Não sou nada, nunca serei nada.
O nada é a ausencia de ego,
egocentrismo, egoísmo.
O nada é comunhão,
é o estar sem ser,
é o ser sem estar.
Não sou nada, nunca serei nada,
e a paz em mim é a minha ausência.
...

domingo, 6 de setembro de 2009

Meus afetos - Aline C. Costa


Você partiu como um pássaro que voa livre no céu azul
Não podiamos te prender mais
Seu espírito se elevou ao céu,
Mesmo que te chamássemos na terra.
Seu corpo estava bem,
Mas sua mente não estava mais conosco.
Foi ao encontro dos teus,
Deixou-nos com um vazio no peito inexplicável
A casa está vazia, seu quarto. Mas não te preocupes,
O vazio ainda está cheio de tua presença
A presença do meu pai
Aquele que me ensinou a assobiar
Que me acompanha no karaokê
Que dança comigo
Minha companhia de copo
Como posso explicar nossa ambigüidade.
Éramos tão diferentes e tão iguais.
Meu pai!!!
Você está vivo na minha mente e coração
Você está vivo nos teus filhos
Nos teus netos
Depois cairá no esquecimento
Quando for a minha hora
Suas lembranças também morrerão
Mas não importa
Você é especial
Importante.
Espero poder encontrá-lo um dia.
Poder te abraçar e dizer o quando te amo.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O Ceifador - Aline C. Costa


Eis que lhe aparece o Ceifador,
sua túnica preta, sua foice.
Não lhe é permitido gritar por socorro
só existe o seu ser e a morte,
ser este que se extinguirá em segundos,
quem serás tu?
O teu entendimento de si é o nada...
Não existe mais o eu,
não existe mais a essência da vida
todos morrem um dia,
Maldito sejas tu cobra venenosa que nos assola com a morte
porque tentar o homem?
Porque te satisfaz vê-lo rastejar perante a morte.
O que resta são apenas lembranças,
que em menos de 50 anos serás esquecida,
aí não existirás mais,
o resquício de sua vida será apagada
sua identidade,
suas manias,
seus desejos...
O que importará para seus bisnetos,
se gostavas de doces,
de ver jornal,
novela,
o que importará a instrução que não teves
ou seu saber sabido das coisas do mundo...
Não importas para ninguém...
Agora o que te resta é deliciar- te com o fim que se aproxima
e quem sabe viver uma nova vida, sem significado, sem significância
para ser novamente esquecido...
És apenas um número de CPF.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Into My Arms - Tradução


Eu não acredito em um deus intervencionista
Mas eu sei, meu amor, que tu acreditas
E se eu também acreditasse, eu ajoelharia
E rogaria a ele
Que não tocasse num único fio de cabelo de tua cabeça
Que te deixasse do jeito que tu és
E se ele sentisse que precisa te guiar
Que ele te guie direto para os meus braços

Para os meus braços, oh, deus, para os meus braços
Para os meus braços, oh, deus, para os meus braços
Para os meus braços, oh, deus, para os meus braços
Para os meus braços, oh, deus, para os meus braços
...

E eu não acredito na existência de anjos
Mas ao te olhar, me pergunto se não é verdade
E se eu acreditasse, eu os convocaria a todos juntos
E pediria que te guardassem
Que cada um lhe acendesse uma vela
Para fazerem o teu caminho limpo e iluminado
E andarem, como cristo, em graça e amor
E te guiarem para os meus braços

Para os meus braços, oh, deus, para os meus braços
Para os meus braços, oh, deus, para os meus braços

Porém, no amor eu acredito
E eu sei que tu também acreditas
E eu acredito em algum tipo de caminho
Que nós podemos seguir andando, tu e eu
Então, mantenha tuas velas acesas
Que faça da jornada dela pura e brilhante
Que ela irá sempre retornar
Sempre e sempre mais

Para os meus braços, oh, deus, para os meus braços
Para os meus braços, oh, deus, para os meus braços
Para os meus braços, oh, deus, para os meus braços
...


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Pinturas e Pintores - Goya


Nas sombras paira seu espirito

seus medos, seus receios, seus anceios

Surda são suas lamentações

seus ouvidos estão tapados pelo assombro

Solidão e raiva

o grande mestre está morto.

Eis que do além seu grito se fez presente

e os monstros permeiam sua mente insana.
...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Pinturas e Pintores - Van Gogh


Um dia reparei na cor amarela
Laranja
Vermelho
Azul,
Um dia percebi entrar por meus olhos a claridade do sol,
O desespero humano,
A loucura
Um dia comprei as obras completas de Van Gogh
E o meu ver nunca mais foi o mesmo.
Ele tinha um quê de expressão
Além de o humano ser,
Alem do divino humano
Além dos trigais

...

sábado, 23 de maio de 2009

Prêmio.....

Mais um presente da amiga sempre estimada Dulce... Bom para receber este selo é necessário cumprir algumas regrinhas que farei com muito gosto:

1 – Colocá-lo no seu blog
2 – Indicar
10 blogues que adore
3 – Informar os blogs indicados que receberam o selo

4 – Dizer 5 coisas que adorem na vossa vida e porquê

Então, comecemos pelas coisas que adoro:


1 - Ouvir a brigalhada da minha família nada normal...
2 - Estar junto do meu amor e saber que ele me entende e me ama do jeitinho que sou...
3 - Ser professora...
4 - Ir ao cinema...
5 - Abrir um belo livro de arte...

Bom agora é com vocês....

Jussara - http://emocoesnadamais.blogspot.com/
Dulce - http://olivroqueeuli.blogspot.com/
Higor - http://osereosagrado.blogspot.com/
Akira - http://desconstruindoarazao.blogspot.com/

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Ainda Existe Vida... Aline C. Costa


Ainda existe vida naquele que se extingue,
Ainda a existe naquele que definha pouco a pouco,
Ainda existe a vontade, o querer...
Eis que morre o corpo, mas a alma ainda pede por vida.
Os suores, as lágrimas, os sorrisos vazios, tudo é vida.
Por mais que a morte permeie,
Os cabelos caem,
O brilho se apague, ainda há vida.
Mesmo que habites na sombra,
Que maltrate o corpo com química,
Que veja a morte nua, crua a tal ponto que quase podemos tocá-la
A vida ainda está lá:
Nos sorrisos sem dentes, murchos.
Nos casos que nunca se lembrou de contar,
Nas lembranças,
Nos cafés matinais,
No xingamento,
Na soneca,
Na mão que descansa em nosso ombro quando andamos na rua,
Nos olhos longínquos e preocupados,
Na negação da morte, ainda existe vida.
Na negação da doença,
Nos Ns NÃO Mortais, nos Nortes, nas direções,
Uma esperança.
Ainda Existe Vida.
...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Este Blog também é feminino e inteligente...


Junto com o prêmio, a tarefa de cumprir um desafio, cujas regras são as seguintes:

Escrever uma frase, citar um título ou contar uma historia sobre seis assuntos nos seguintes segmentos:
- VIDA, CINEMA, LITERATURA, VIAGEM, AMOR E SEXO;·
Convidar seis colegas de blogs que você realmente considere femininas e inteligentes;·
Linkar o blog que a convidou;·
Postar as regras para que outros as repassem;·
Inserir o selinho que você recebeu.
Então, vamos lá...


"A VIDA é uma película de CINEMA que por hora te faz sorrir, outra te faz sofrer, um livro aberto para que possas entrar, ou um estorvo que a porta não deixa fechar.Viver, amar, malamar, é AMOR é SEXO, prosa éLITERATURA. É uma VIAGEM longa ou curta, a única certeza da vida é a morte. Vida eis que te sintoagora e amanhã podes ser apenas a lembrança do que tive na memória de outrem."

Agora a escolha dos blogs:

Livros que eu Li
Emoções

O resto que conheço são homens...


Conto Dois Meninos - Clarice Lispector

quinta-feira, 26 de março de 2009

O Livro - Aline C. Costa


Hoje sentia uma perturbação diferente... Tudo estava estranhamente claro para meus olhos acostumados a verem a escuridão da vida. Sentia uma alegria sonsa. Fiz tudo o que me dispus a fazer naquela rotina morna, depois da academia andei sem direção direcionada, precisava reatar uma amizade que de propósito afastei de mim por puro egoísmo e egocentrismo. Voltei para casa renovada quando percebi um embrulho de papel pardo na minha cama, intocado. Isso já me causou curiosidade, como em sã consciência meus familiares deixaram minha individualidade sem marcas digitais? Peguei o embrulho nas mãos, com aquela etiqueta amarela escrito sedex e uma euforia de criança pulsava em minha veia. Eis que chegara, o tão esperado livro da amiga Dulce, estava agora em minhas mãos, podia tocá-lo com aquela cumplicidade que o computador não nos dá, podia cheirá-lo e abri-lo bem devagar para não quebrar. Olhei a capa meio aquarelada com uma menina inibida, destas de filmes antigos, daqueles tempos em que as moças ainda sentiam vergonha, percebi as pernas levementes cruzadas com a mãozinha posta em cima do joelho, aquele semblante puro mais investigativo. Percebi na menina uma futura mulher questionadora e perceptiva para as coisas da vida, da família, da simplicidade. Os grandes escritores retiram o perfume nas pequenas flores e transbordam complexidade nas passagens corriqueiras da vida. Sempre constatei essa riqueza na escrita da Dulce e alegrou-me muito ter em minhas mãos esta jóia rara de escrita pura entrelaçada na complexidade do significado de escrever.
...

segunda-feira, 23 de março de 2009

Para Refletir - Aline C. Costa

Surpreendo-me todos os dias com a vida, percebo-a em todos os lugares desde uma rocha até uma borboleta que voa em busca da sobrevivência. Nosso ecossistema, fora o ser racional e consciente age perfeitamente em sintonia com a vida, não é necessário pensar para viver, os animais nascem, crescem, envelhecem e morrem sem se queixarem ou tentarem entender a plenitude da vida ou a significado da existência. Eles apenas são o que são e sobrevivem, passando por todos os estágios sem perguntas e respostas;. A natureza na sua sabedoria independe do homem, ele é uma forma animada que não faz a mínima falta para a existência das coisas, pelo contrário ele é auto-destrutivo e aniquilador por excelência, sua permanência na Terra a faz pobre, pois somos um mero e pequenino vírus.
Tenho percebido todos os dias como os seres humanos são fracos e impotentes, a vida se faz e desfaz sem que lhe peça permissão. Nossa própria existência independe de nós, quando a natureza das coisas quiser que saiamos dessa peça teatral arquitetada por um querer sobre humano, não podemos fazer nada para impedi-la somos inevitavelmente forçados a nascer, crescer e morrer. Talvez passe na cabeça do leitor que podem simplesmente interromper a vida quando lhes bem entender, mas o que essa mera peça do grande quebra-cabeça lhes diz é que não fazes falta. Não és nada, és apenas aquilo que achas ser.
...

sexta-feira, 20 de março de 2009

Por que nao fumar... Aline C.Costa Texto Informativo


1. Introdução

O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão. Satisfeitíssimos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um.
A revista The Economist comenta: “Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes o matam.” Isso dá grandes lucros para a indústria do tabaco, mas enormes prejuízos para os clientes.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, a vida dos fumantes americanos é reduzida, coletivamente, todo ano, em uns cinco milhões de anos ,cerca de um minuto de vida a menos para cada minuto gasto fumando.“ O fumo mata 420.000 americanos por ano”, diz a revista Newsweek. “Isso equivale a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais”.

2. O Que Vai no Cigarro

Até setecentos aditivos químicos talvez entrem nos ingredientes utilizados na fabricação de cigarros, mas a lei permite que os fabricantes guardem a lista em segredo. No entanto, constam entre os ingredientes matais pesados, pesticidas e inseticidas. Alguns são tão tóxicos que é ilegal despejá-los em aterros. Aquela atraente espiral de fumaça está repleta de umas 4.000 substâncias, entre as quais acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido. Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias comprovadamente cancerígenas.

3. O Que Há por Trás do Cigarro

No mundo todo, três milhões de pessoas por ano -seis por minuto- morem por causa do fumo, segundo o livro Mortality From Smoking in Developed Countries 1950-2000, publicado em conjunto pelo Fundo Imperial de Pesquisas do Câncer, da Grã-Bretanha, pela OMS(Organização mundial de Saúde) e pela Sociedade Americana do Câncer. Essa análise das tendências mundiais com relação ao fumo, a mais abrangente até a presente data, engloba 45 países. “Na maioria dos países”, adverte Richard Peto, do Fundo Imperial de Pesquisas do Câncer, “o pior ainda está por vir. Se persistirem os atuais padrões de tabagismo, quando os jovens fumantes de hoje chegarem à meia-idade ou à velhice, haverá cerca de 10 milhões de mortes por ano causadas pelo fumo - uma morte a cada três segundos.
O fumo é diferente de outros perigos”, diz o Dr. Alan Lopez, da OMS. “Termina matando um em cada dois fumantes”. Martin Vessey, do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Oxford, diz algo parecido: “Essas constatações no período de 40 anos levam à terrível conclusão de que metade de todos os fumantes terminará morrendo por causa desse hábito – uma idéia muito aterradora.” Desde a década de 50,60 milhões de pessoas morreram por causa do fumo. Essa idéia é muito aterradora também para a indústria do tabaco. Se todo ano, no mundo todo, três milhões de pessoas morrem por motivos ligados ao fumo, e muitas outras param de fumar, então todo ano é preciso encontrar três milhões de novos fumantes.
Uma fonte de novos fumantes surgiu por causa do que a indústria do tabaco aclama como liberação das mulheres. O fumo entre as mulheres é fato consumado já por alguns anos nos países ocidentais e agora está ganhando terreno em lugares em que se via nisso um estigma. Os fabricantes de cigarro pretendem mudar tudo isso. Querem ajudar as mulheres a comemorar a prosperidade e a liberação recém – conquistadas. Marcas especiais de cigarro que alegam ter baixos de nicotina e alcatrão engodam as mulheres que fumam e que acham esse tipo de cigarro menos prejudicial. Outros cigarros são perfumados ou então são longos e finos – o visual que as mulheres talvez sonhem conseguir fumando. Os anúncios de cigarro na Ásia apresentam modelos orientais, jovens e chiques, elegante e sedutoramente vestidas no estilo ocidental.
No entanto, o saldo de mortes relacionadas com o fumo ganha terreno, junto com a “liberação” feminina. O número de vítimas de câncer de pulmão entre as mulheres dobrou nos últimos 20 anos na Grã-Bretanha, no Japão, na Noruega, na Polônia e na Suécia. Nos Estados Unidos e no Canadá, os índices aumentaram 300%. “Você percorreu um longo caminho, garota!”, diz um anúncio de cigarro. Alguns fabricantes de cigarro têm sua própria estratégia. Certa empresa nas Filipinas, país predominantemente católico, distribuiu calendários gratuitos em que logo abaixo da imagem da Virgem Maria aparecia, descaradamente, o logotipo do cigarro.
“Nunca tinha visto nada igual”, disse a Dra.Rosmarie Erban, conselheira de saúde da OMS, na Ásia. “Estavam tentando relacionar o ícone ao fumo, para que as mulheres filipinas não se sentissem culpadas diante da idéia de fumar.” Na China, calcula-se que 61% dos homens adultos fumam, contra apenas 7% das mulheres. Os fabricantes ocidentais de cigarro estão de olho na “liberação” dessas belas orientais, milhões das quais por muito tempo foram privadas dos “prazeres” desfrutados pelas glamorosas ocidentais. Mas há uma pedra enorme no caminho: o fabricante estatal de cigarro supre o mercado com a maior parte do produto.
As empresas ocidentais, porém, estão gradualmente conseguindo abrir as portas. Com oportunidades limitadas de publicidade, alguns fabricantes de cigarro procuram preparar o terreno para ganhar futuros clientes à surdina. A China importa filmes de Hong Kong, e em muitos deles os autores são pagos para fumar – um marketing sutil! Em vista do aumento das hostilidades em seu próprio país, a próspera indústria norte-americana do tabaco está estendendo seus tentáculos para aliciar novas vítimas. Os fatos mostram que os países em desenvolvimento são seu alvo, não importa o custo em vidas humanas.
No mundo todo as autoridades sanitárias soam o alarme. Algumas manchetes: “África combate nova praga: o fumo.” “Fumaça vira fogo na Ásia enquanto o mercado tabagista dispara.” “Índices de consumo de cigarro na Ásia causarão epidemia de câncer.” “A nova batalha do Terceiro Mundo é contra o fumo” O continente africano tem sido castigado por secas, por guerras civis e pela epidemia da AIDS. No entanto, diz o Dr.Keith Ball, cardiologista britânico, “com exceção da guerra nuclear ou da fome, o fumo é a maior ameaça para a saúde da África no futuro”.
Gigantes multinacionais contratam lavradores para cultivar tabaco. Estes derrubam árvores cuja madeira é extremamente necessária para cozinhar, aquecer ambientes e construir casas e a usam como combustível para a cura do tabaco. Cultivam lucrativas plantações de tabaco em vez de produtos alimentícios menos lucrativos. Os africanos pobres geralmente gastam grande parte de sua escassa renda em cigarro. As famílias africanas definham, desnutridas, enquanto os cofres dos fabricantes ocidentais de cigarro engordam com os lucros.

4. A Praga se Espalha Pelo Mundo

A África, a Europa Oriental e a América Latina são o alvo dos fabricantes ocidentais de cigarro, que vêem nos países em desenvolvimento uma gigantesca oportunidade comercial. Mas a populosa Ásia é de longe a maior mina de ouro de todos os continentes. Só a china atualmente tem mas fumantes do que toda a população dos Estados Unidos – 300millhões. Eles fumam o total assombroso de 1,6 trilhão de cigarro por ano, um terço do total consumido no mundo!
“Os médicos dizem que as implicações do estouro do fumo na Ásia são nada menores que aterradoras”, diz o jornal New York Times Richard Peto calcula que, dos dez milhões de mortes relacionadas com o fumo que se espera que ocorram todo ano nas próximas ou três décadas, dois milhões se darão na China. Cinqüenta milhões de crianças chinesas hoje vivas podem vir a morrer de doenças ligadas ao fumo, diz Peto. O Dr.Nigel Gray resumiu isso nas seguintes palavras: “A história do fumo nas últimas cinco décadas na China e na Europa Oriental condena esses países a uma grande epidemia de doenças ligadas ao fumo.
“Como pode um produto que é a causa de 400 mil mortes prematuras por ano nos EUA, um produto que o Governo norte-americano quer a todo custo que seus cidadãos deixem de consumir, de repente tornar-se diferente fora das fronteiras americanas!”, perguntou o Dr.Prakit Vateesatokit, da Campanha Antifumo da Tailândia. “Será que a saúde se torna irrelevante quando o mesmo produto é exportado para outros países?.
A próspera indústria de tabaco tem no governo dos Estados Unidos um aliado poderoso. Juntos lutam para ganhar terreno no exterior, especialmente nos mercados asiáticos. Por anos os cigarros americanos foram impedidos de entrar no mercado do Japão, Taiwan (Formosa), Tailândia e outros países, porque alguns desses governos tinham seus próprios monopólios sobre produto do tabaco. Grupos antifumo protestam contra as importações, mas a administração norte-americana usou uma arma persuasiva: tarifas punitivas .
A partir de 1985, sobre intensa pressão do Governo dos Estados Unidos, muitos países asiáticos abriram as portas, e os cigarros americanos estão invadindo o mercado. As exportações americanas de cigarro para a Ásia aumentaram 75% em 1988.
Talvez as vítimas mas trágicas da competitividade no mundo do fumo sejam as crianças um estudo divulgado na revista The Journal of the American Medical Association diz que “as crianças e os adolescente constituem 90% de todos os novos fumantes.
Um artigo na revista U.S.News & Would Report calcula em 3,1 milhões a quantidade de fumantes adolescente nos Estados Unidos. Todo dia, 3.000 jovens começam a fumar – 1.000.000 por ano. A publicidade de certo cigarro apresenta a imagem de um personagem de desenhos animados, muitas vezes com um cigarro na boca, um camelo que adora se divertir e vive atrás dos prazeres da vida. Essa publicidade é acusada de engodar crianças e adolescentes, tornando-os escravos da nicotina, antes que compreendam os riscos para a saúde. Em apenas três anos de divulgação dessa publicidade, o fabricante teve um aumento de 64% nas vendas para adolescentes. Um estudo realizado na Faculdade de Medicina da Geórgia (EUA) constatou que 91% das crianças de seis anos de idade que foram avaliadas conheciam esse camelo fumante.
Outro personagem muito conhecido no mundo do cigarro é o cowboy machão, despreocupado, cuja mensagem, nas palavras de um rapaz, é: “quando você está fumando, ninguém o segura”. Consta que o produto de consumo mais vendido no mundo é um cigarro que controla 69% do mercado entre os fumantes adolescentes e que a marca que mais investe em publicidade. Como um incentivo a mais, todo maço traz cupons que podem trocados por jeans, bonés e roupas esportivas do gosto da moçada.
Reconhecendo o tremendo poder da publicidade, grupos antifumo conseguiram que se proibissem em muitos países os anúncios publicitários de cigarro na televisão e no rádio. Mas um jeito que os espertos anunciantes de cigarro acharam de driblar o sistema foi colocar outdoors em pontos estratégicos em eventos esportivos. É por isso que numa partida de futebol televisionada para uma grande audiência de jovens talvez apareça, em primeiro plano, a imagem do jogador favorito desses telespectadores, prestes a fazer uma jogada, e em segundo plano, sorrateiramente, um enorme outdoor.
Aqui no Brasil, a minissérie Presença de Anita , chamou a atenção aos vários cigarros consumidos pela protagonista de apenas 18 anos. A representação foi tamanha, ao ponto da própria atriz tornar-se dependente. A mensagem descarada é que fumar dá prazer, boa forma, virilidade e popularidade. “Onde eu trabalhava”, disse um consultor de publicidade, “tentávamos de tudo para influenciar a garotada de 14 anos a começar a fumar”. Os anúncios na Ásia apresentam ocidentais atléticos, saudáveis e cheios de juventude, divertindo-se a valer em praias e quadras esportivas – fumando, é claro. “Top models e estilos de vida ocidentais criam padrões glamorosos a imitar”, comentou um informe de marketing, “e os fumantes asiáticos nunca se fartam disso”.

5. Não Fumantes em Risco

Você mora, trabalha ou viaja com fumantes inveterados? Então talvez corra o risco ainda maior de contrair câncer de pulmão ou doenças cardíacas. Um estudo realizado em 1993 pela Agência para Proteção do Meio ambiente (EPA, em inglês) concluiu que a fumaça de cigarro no ambiente é um carcinógeno do Grupo A, o mais perigoso. O relatório analisou exaustivamente os resultados de 30 estudos da fumaça produzidas pelo cigarro em repouso e da fumaça expelida depois de tragada.
A EPA diz que a inalação passiva da fumaça de cigarro é responsável pelo câncer de pulmão que mata 3.000 pessoas todo o ano nos Estados Unidos. A Associação Médica Americana confirmou essas conclusões, em junho de 1994, com a publicação de um estudo que revela que as mulheres que nunca fumaram, mas que inalam fumaça de cigarro no ambiente, correm um risco 30% maior de contrair câncer de pulmão do que outras pessoas que também nunca fumaram.
No caso das crianças pequenas, a fumaça de cigarro resulta em 150.000 a 300.000 casos anuais de bronquite e pneumonia. A fumaça agrava os sintomas de asma em 200.000 a 1.000.000 de crianças todo o ano nos Estados Unidos. A Associação Cardíaca Americana calcula que ocorram, todo o ano, 40.000 mortes por doenças cardiovasculares causadas pela fumaça de cigarro no ambiente. Um levantamento feito pela equipe de José Rosember, pneumologista brasileiro, avaliou os efeitos do tabagismo na saúde de 15 mil crianças entre zero e um ano. Nas famílias em que o pai fuma, cerca de 25%das crianças apresentou problemas respiratórios. Quando a mãe é fumante o número passa para 49%, pois ela tem mais contato com
Em 2002, o governo brasileiro estampará nos maços de cigarro, imagens e alertas aterradores, como por exemplo uma doente grave aparecendo num leito de hospital com câncer de pulmão. Terá também imagens de crianças prematuras para alertar o fumo durante a gravidez e frases de efeito como “Fumar causa impotência sexual”. Será a maior ofensiva contra os mais de 30 milhões de viciados, que segundo o Ministério da Saúde mata 80 mil brasileiros por ano.
Mas, para quem quer se livrar da dependência, a medicina está trazendo tratamentos desde terapias e antidepressivos até chicletes e adesivos de nicotina. Já existem várias alternativas contra o cigarro, segundo o psiquiatra Montezuma Ferreira, do Ambulatório de Tabagismo do Hospital das Clínicas de São Paulo “Hoje é mais fácil parar de fumar”.
Algumas dessas alternativas se baseiam na reposição de nicotina. O fumante é poupado dos efeitos da interrupção repentina do hábito, como a irritabilidade. Então, se oferece ao corpo a nicotina mas em doses menores até que ele dispense a substância, como é o caso do chiclete e do adesivo de nicotina. Há outros tratamentos que usam antidepressivos, com bupropriona (Zyban, da empresa Glaxowellcome). Mas ainda não se sabe como ele funciona contra a dependência. Acredita-se que a droga aumente o efeito de substâncias como a seretonina e a dopanina. Assim, o fumante teria as mesmas sensações de bem-estar causadas pela nicotina. Porém, esses tratamentos são recomendados para pacientes que fumam mais de quinze cigarros por dia, ou seja, um alto grau de dependência.
Há até técnicas para quem, durante o tratamento, sente um desejo incontrolável de fumar. Trata-se de um sray de nicotina. Ao bater aquela vontade de tragar, o fumante pode borrifar um pouco do líquido no nariz. Mas esse produto só existe nos Estados Unidos. Já descobriu-se que o cérebro possui receptores de nicotina, espécies de fechadura localizadas nas células nas quais o composto se encaixa. A partir daí começam a ser liberadas no corpo substâncias como a seretonina, catecolamida e dopamina. Elas estão envolvidas no processamento de sensações como bom-humor e relaxamento. Com o tempo, o corpo se acostuma com a nicotina e precisa cada vez mais dela para sentir as mesmas coisas. Está consolidada a dependência.
Sabe-se também que além da nicotina, o outro vilão é o alcatrão. Ele causa alterações nas células que podem levar ao desenvolvimento de vários tipos de câncer como o de pulmão e o de boca.

6. Constatações de 50.000 Estudos

A seguir temos uma pequena amostra do que preocupa os pesquisadores com relação ao fumo e à saúde:

* Câncer de Pulmão:
87% das mortes por câncer de pulmão ocorrem entre os fumantes.

* Doenças Cardíacas:
os fumantes correm um risco de 70% maior de apresentar doenças cardíacas

* Câncer de Mama:
as mulheres que fumam 40 ou mais cigarros por dia têm uma probabilidade 74% maior de morrer de câncer de mama.

* Deficiências Auditivas:
os bebês de mulheres fumantes têm maiores dificuldades em processar sons.

* Complicações da Diabetes:
os diabéticos que fumam ou que mascam tabaco correm maior risco de ter graves complicações renais e apresentam retinopatia (distúrbios da retina) de evoluções mais rápidas.

* Câncer de Cólon:
dois estudos com mais de 150.000 pessoas mostram uma relação clara entre o fumo e o câncer de cólon.

* Asma:
a fumaça pode piorar a asma em crianças

* Predisposição ao Fumo:
as filhas de mulheres que fumavam durante a gravidez têm quatro vezes mais probabilidade de fumar também.

* Leucemia:
suspeita-se que o fumo cause leucemia mielóide.

* Contusões em Atividades Físicas:
segundo um estudo do Exército dos Estados Unidos, os fumantes têm mais probabilidades de sofrer contusões em atividades físicas.

* Memória:
doses altas de nicotina podem reduzir a destreza mental em tarefas complexas.

* Depressão:
psiquiatras estão investigando evidências de que há uma relação entre o fumo e a depressão profunda, além da esquizofrenia.

* Suicídio:
um estudo feito entre enfermeiras mostrou que a probabilidade de cometer suicídio era duas vezes maior entre as enfermeiras que fumavam.

* Outros perigos a acrescentar à lista:
câncer da boca, laringe, gargantas, esôfago, pâncreas, estômago, intestino delgado, bexiga, rins e colo do útero; derrame cerebral, ataque cardíaco, doenças pulmonares crônicas, distúrbios circulares, úlceras pépticas, diabetes, infertilidade, bebês abaixo do peso, osteoporose e infecções dos ouvidos. Pode-se acrescentar ainda o perigo de incêndios, já que o fumo é a principal causa de incêndios em residências, hotéis e hospitais.

7. O Pulmão e o Coração

lustração do Pulmão Humano
Ilustração do
Pulmão Humano
O pulmão humano é composto de pequenos glóbulos chamados alvéolos. O fluxo de sangue e a irrigação sanguinia entre o coração e o pulmão são intensos. A fumaça do cigarro prejudica diretamente o funcionamento do sistema coração-pulmão. Com o passar do tempo os alvéolos pulmonares vão sendo cimentados pelos componentes da fumaça do cigarro, deixando de fazer sua função. O organismo então passa a ter menor oxigenação dos tecidos, resultando em maior facilidade de cansaço para o fumante. O cigarro também causa inúmeros danos ao coração, tal como infarto.

8. É Possível Libertar-se

Milhões de pessoas conseguiram se libertar do vício da nicotina. Se você fuma, você também poderá largar esse hábito prejudicial.

Aqui vão algumas dicas:

* Saiba de antemão o que esperar. Os sintomas de abstinência podem incluir ansiedade, irritabilidade, tontura, dor de cabeça, insônia, distúrbios estomacais, fome, fortes desejos de fumar, talvez por causa de um momento estressante (lembre-se de que o impulso em geral passa dentro de cinco minutos), dificuldade de concentração e tremores. Isso não é nada confortável, mas os sintomas mais intensos duram apenas alguns dias e vão desaparecendo à medida que o corpo vai se livrando da nicotina.
* Analise sua rotina para ver quando você procurava um cigarro e altere esse padrão, pois a mente estava condicionada por comportamentos associados ao fumo. Por exemplo, se fumava logo após as refeições, crie a determinação de levantar-se logo em seguida e caminhar ou lavar os pratos. Se estiver desanimado por causa de recaídas, não desista.
O importante é continuar tentando.
* Parar de fumar é uma coisa. Largar de uma vez por todas o fumo é outra coisa. Estabeleça alvos de abstinência: um dia, uma semana, três meses, para daí então parar de fumar para sempre.
* Se a idéia de engordar o incomoda, lembre-se de que os benefícios de parar de fumar superam esses quilinhos a mais. É bom ter frutas e hortaliças à disposição. E beba muita água.

E falando em benefícios ao parar de fumar saiba mais sobre isso:

* Vinte minutos depois de deixar o cigarro, a pressão arterial e os batimentos cardíacos retornam ao normal
* Um dia depois de largar o vício, as chances de infarto começam a se reduzir
* Após três dias, há um aumento da capacidade respiratória
* De duas a 12 semanas a circulação sangüínea melhora
* No intervalo de 1 a 9 meses a tosse e as infecções das vias aéreas vão cessando. A capacidade física melhora
* Em um ano diminui o risco de doença coronariana em 50% Em dez anos caem as chances do aparecimento de câncer
* No período de dez a 15 anos o perigo de desenvolver problemas cardíacos se iguala ao de uma pessoa que nunca fumou.

9. Estatísticas

Mais de 300 pessoas morrem por dia no Brasil em conseqüência ao hábito de fumar. A Organização Mundial de Saúde prevê que, se nada for feito, em 2020 o vício do cigarro levará mais de 10 milhões de pessoas à morte, por ano.
Estatísticas Sobre Uso do Cigarro
Tabela de Estatísticas Sobre Uso do Cigarro

10. Conclusão

O fumo e seus derivados fazem parte do grupo de drogas consideradas de alta periculosidade a saúde humana. Vidas são tragadas pelos malefícios do fumo a cada minuto. Entretanto o lucro gerado pelo fumo movimenta bilhões de dólares todos os anos. Milhares de horas de propaganda a favor do fumo são veiculadas nos meios de comunicação de massa toda semana buscando novos mercados consumidores. Se o fumo é um mal para uns, faz muito bem a outros tantos que usufruem do lucro gerado pelo fumo e seus derivados. A grande maioria entretanto, morre e adoece todos os dias. O fumo traz inúmeras despesas à nossa sociedade.

terça-feira, 17 de março de 2009

sexta-feira, 6 de março de 2009

A Dor... Aline C. Costa


Quando era criança, brincávamos eu e minha mãe de escrever. Escrevíamos na sua grande maioria sobre temas abstratos como o amor, alegria, morte, vida e tudo o que remetesse à alma.
Lembrei-me disso aqui no meu recôncavo, no meu recanto quase sagrado, onde escondida de tudo e de todos posso chorar e rir sozinha com o meu eu. Não me lembrei de ter escrito sobre a dor. Não que a minha pobre mãe não tivesse um escasso dicionário para proferir sua amargura e sofrimento, mas eu ainda menina, fui poupada dessa triste escrita. Há menos de três meses sentia as dores dos outros, ficava penalizada com as dores do mundo, chorava o pranto alheio e me indignava com as injustiças sociais, muitas vezes sofrida por mim mesma, mas hoje percebo uma outra dor, a dor da perda ou ainda pior o medo da perda. Sofro por saber perder. Não sei quando, não sei onde, mas sei que a realidade é inevitável.
Lembro-me dos enterros que participei - poucos por sinal. Sempre me ocorria uma desculpa plausível para não estar presente naquele ato fúnebre, na hora exata da separação, do tapar o corpo. Recordo-me também não ter palavras para acalentar a família, não saber lidar com essa tristeza em especial, sabia apenas que ela existia e precisava ser respeitada. Nunca suportei aquele primo crente ou aquela tia fanática que em todo enterro diz ser a vontade de Deus, isso me irritava em demasiado e a vontade que eu tinha era lhes tirar um filho ou pai pela vontade de Deus e ver se o sofrimento seria amenizado com estas palavras. Sei que cada um sente a dor de um jeito, muitos choram, entram em depressão, bebem, deixam de comer, ou simplesmente a sentem sozinhos sem deixar transparecer para o mundo a dor que consome o peito.
A dor é inevitável, não conheço no mundo alguém que nunca tenha chorado, se entristecido, que não tenha sentido o peito apertar e a garganta se fechar como se algo a comprimisse impedindo a respiração. Pois bem, eis que a dor bateu em minha porta, dor essa já sabida... Ela veio ligeira, tudo aquilo que achava ser dor passou a mero cisco no olho, daqueles que fazem que duas ou três lágrimas rolem ao vento. Essa não, veio forte, firme, como um tufão que destrói e desestabiliza uma família sem nenhum sentimento de culpa ou remorsos. Eis que ela chegou, e chegou para ficar não palpou ninguém, nem o gato que sorrateiramente tentou se esquivar de sua astúcia. Eis que ela se fez presente, como se estivesse incorporada à nossa alma, como se fosse uma tatuagem chegou de forma concreta, dura, palpável e irrefutável.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Seis Particularidades sobre um ser Particularmente Louco - Aline C. Costa


A amiga Dulce Costa, como um desafio, pediu-me que contasse seis particularidades de minha personalidade. Então, vamos lá...

O que mais me impressiona no ser humano é essa característica particular de ser particularmente único. Até os gêmeos siameses são particulares, cada qual com seu gosto e vontade de ser. Pois bem, estudando esse "animal" racional, muitas vezes irracionalmente pensamos nele como um todo, mas nosso todo é diferente, mutável, irremediavelmente surpreendente. Eu no meu entendimento filosófico, racional, e abstrato de mim, percebo-me como todo ser humano, egoísta. Quando digo egoísta estou mostrando mais uma particularidade do meu ser, sou sincera. Egoísta por querer sempre por perto a quem amo, por muitas vezes querer desobedecer a lei natural das coisas e me revoltar contra a morte, pois sei que ela os levará e eles não mais voltarão, egoísta por querer que todas tenham a consciência de mundo que tenho e que percebam o seu próximo e o sintam como eu. Pois ai está sou EGOÍSTA. SINCERA por não medir as palavras ao falar com minhas amigas sobre os sentimentos, sobre o que é o ser, sobre Deus e sobre a mortalidade, sincera por me saber imperfeita, mutilada e dilacerada pelas macelas da vida, e por me saber muitas vezes destruída e sem forças para lutar. BRAVA, por me rebelar contra a injustiça social, por “xingar” todas as vezes que tropeço em algo, por falar mais alto, por me pronunciar no cinema quando alguém chuta a cadeira que estou sentando, por me fazer presente em uma loja de “granfinos” quando estou calçando meus chinelos de dedo preferidos. SONHADORA, todas as vezes que entro em sala de aula e coloco um filme mais introspectivo e que façam meus alunos, mesmo que eles não queiram pensar. Quando perco uma aula inteira relatando a eles todas as possibilidades que a vida pode oferecer-lhes, por tentar fazer com que percebam que existe um lugar na sociedade que eles podem conquistar se eles esquecerem as dificuldades de serem negros, pobres e por morarem em um local de alto risco social. SONHADORA, por ainda acreditar em um país mais justo, em uma civilização mais consciente e democrática. TOLA, por acreditar que o amor é perene, e ainda ter esperança, nem que seja uma fagulha dela, naquele velhinho de barbas brancas que muitas vezes nos fazem de fantoches e brinquedos. POETA, por ser tudo isso e mais um pouco, por ser humana, inconstante, bipolar, louca, por ser o que quero ser, e saber que o que sou para ti é tão importante quando o que sou para mim, porque seus olhos são os espelhos dos meus.


Agora convido as amigas:

Dulce Mary Godinho e
Jussara Alves.
....

domingo, 15 de fevereiro de 2009

O Filho da Velha - Zeca Baleiro

Livro Pelas Ruas da Cidade - Dulce M. Godinho Pereira




O livro:

Recebi um telefonema feliz, fiquei surpresa porque nos últimos meses não tenho me sentido bem, não tenho me reconhecido como ser criadora, que muitos acham que sou. Peguei o telefone e ouvi uma voz ao longe, dizendo alegremente que o livro estava pronto. A voz estava extasiada de tanto preenchimento de si. Fiquei feliz, minha amiga conseguira mais uma vez colocar no papel seus pensamentos muitas vezes abstratos. Porque mulher também consegue ser abstrata. Ela com aquela voz doce e a meiguice que lhe é companheira de longa data, pediu que eu fosse à sua casa buscar alguns exemplares do fruto de longas horas de trabalho, eu por minha vez estava curiosíssima por ver a capa, que fora criação minha, uma experimentação que dera certo. Uma brincadeira com minha fotografia que dera resultados. O espírito criador muitas vezes está nas coisas simples, nos feitos simples e cotidianos da vida. Uma foto de relance, uma sacada, não é preciso muito esforço para ser criativo, não é necessário ser genioso para ser gênio. Não pensei em hora nenhuma cortar minha orelha e dar de presente para um amigo, nem afetar minha visão com pequenos pontinhos em uma tela, não que isso não tenha passado pela minha mente, mas não seria novidade. Pronto eis que ai está o LIVRO, com sua leitura doce, minuciosa que te faz percorrer pelas ruas de Juiz de Fora como um todo, e não como mero espectador.


"Quer adquirir um exemplar? Quer se aventurar pelas ruas de Juiz de Fora?
Dê uma passadinha pelo blog:

....

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Prosinha de Improviso. Aline C. Costa


Livro Rubem Fonseca – Contos Reunidos, Editora Cia. das Letras.

“Há vinte anos que eles não se falavam, morando na mesma casa”, o silêncio pairava mudo por dentre os corredores escuros do palacete morto e frio. Seus olhos se encontravam em lampejos de raiva e ódio. Como pude entregar-te a juventude? Pensava Amanda. Hoje com 40 anos ostentava em seu rosto o semblante de senhora, João, seu marido, 15 anos mais velho, vivia em plena forma e vitalidade. Aquele homem sugara todo o néctar daquela flor pura, deixando um caule seco e morto.
Os cômodos do casarão cheiravam a mofo e degradação, Amanda não pudera dar-lhe filhos, e convivia com seu colo seco, em sua cama seca. Toda a sua existência vivera em prol daquele homem, que hoje se esgueirava de sua presença com medo de contagiar-se com tamanha dor.
Aquele homem a olhava de relance, pensava o que havia acontecido com o amor, se é que houve amor. Os soluços eram os únicos ruídos que sufocavam o silencio e o pesar do ar parado.
Não havia esperança, não existia saída. De longe, ouviu-se apenas o som estrondoso a rebentar o ar do salão, João correu ao encontro da mulher, que estrebuchava ao chão em meio aos miolos feito um porco abatido, frio, sujo e morto.
....